sábado, 6 de abril de 2013

Mikhail Bakhtin - Cultura e vida


Eis nosso segundo livro. Resultado de uma série de discussões que tiveram como mote a multiculturalidade principalmente entre os povos latinoamericanos e os diversos segmentos da cultura geral, este livro traz uma aprofundamento na discussão sobre o princípio da alteridade, abordada nas discussões acerca de nossa cultura em diálogos com outras culturas.

Eis a orelha do livro:

É possível passar a vida a limpo? Mergulhar de cabeça nos meandros da cultura e entender a vida do outro que não eu? Talvez não, mas é possível reinventá-la a cada segundo, ampliando o contorno do que costumamos chamar de realidade e penetrar na cultura do próximo como se fosse minha para torná-la mais conforme com o nosso real. É possível lançarmos um olhar para além do véu que nos cobre os olhos e deturpa nossa visão e enxergarmos as coisas e as pessoas em sua melhor completude.

É isto o que nosso livro tenta fazer - e convidamos a fazer conosco - em seus artigos bem preparados.   Segundo livro em dois anos? Ora, isso não é nada para quem corre os riscos de se recriar e entrelaçar  com vigor e realce de uma nova realidade a cada momento, não com uma comum e sem graça monologia, mas outra face muito mais verdadeira, dialógica e polifônica, onde diversas vozes urgem em dar o seu vir a ser para serem completadas.

Vozes que trazem recantos de nuestra América Desconhecida, realidades de povos que não conhecemos, filmes que não assistimos, olhares que não olhamos, escritas que não entendemos, gente que não queremos ver, mas que ao mesmo tempo, demandamos conhecer e reconhecer em nós mesmos.

O livro do Grupo de Estudos Bakhtinianos vem para mais uma vez trazer para a prática, o olhar do pensador Mikhail Bakhtin e revelar a nós mesmos como é possível ser humanista em pleno século XXI e ser o inquilino de nossa própria consciência dentre as muitas consciências possíveis. Pois como dizia o mestre russo " a conciência individual não é o arquiteto dessa superestrutura ideológica, mas apenas inquilino do edifício social dos signos ideológicos".

Prof. Ms. Ivo Di Camargo Jr.

Caso desejem conhecer esta obra por nós concebida e dialogar conosco, entrem em contato pelo e-mail:

bakhtinianos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário