quinta-feira, 28 de agosto de 2014
ALTERIDADE - Primeiro conceito importante
Antes de mais nada, muito se diz sobre a dialogia e a polifonia, mas para entender Bakhtin é preciso ter noções claras de um conceito seu muito pouco estudado inicialmente por Bakhtinianos que é o da ALTERIDADE.
Bakhtin afirma que é com a alteridade que indivíduos constituem-se e inicialmente o ser passa a se ver refletido no outro que a partir daí passa a se refratar.
Como indivíduo, se eu me constituo eu começo a me alterar constantemente e esse processo não provém da consciência que possuo e sim vai se formando socialmente através das diversas interações que faço por meio dos signos e das palavras. Logo, eu só posso me constituir a partir do outro.
Vai ser isso que no final acaba movimentando o todo da língua. Bakhtin em seus estudos sempre vai relacionar a alteridade com polissemia, heteroglossia, ideologia e pluralidade porque são conceitos que sempre surgem da relação com o outro.
Quem quiser saber melhor basta conhecer "Estética da Criação Verbal" e chegar ao ponto em que o mestre russo vai afirmar que se torna impossível defender uma posição se não estiver correlacionada com outras. Ou seja, Bakhtin afirma a obrigatoriedade do outro em nosso processo de construção de identidade e constituição do sujeito.
A alteridade é o conceito chave que dá fundamento à identidade do sujeito.
Bons estudos....
Ivo Di Camargo Junior
Mestre em Linguística - UFSCar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário