Iniciamos nossas publicações quando da fundação de nosso grupo em 2008. Foi um ano muito produtivo e que resultou no nascimento do GRUPO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS DA UNESP ASSIS.
A ideia de um grupo puramente voltado aos estudos bakhtinianos relacionando-se com as diversas teorias da linguística e da literatura gerou nosso primeiro trabalho que apresentamos neste momento. Eis o que escrevemos sobre ele no momento do lançamento.
Este livro é um mosaico de experiências díspares, sobre a escrita e o tempo, a pesquisa e a vida. Os textos aqui reunidos acentuam as marcas do já vivido, dos percursos feitos, das imagens registradas pela memória ou pela câmera, das horas passadas e das lembranças destas horas. Livro de estudos sem um foco único, aberto às surpresas que a própria memória oferece. Também nos faz perceber por onde estes pesquisadores andaram no pensar de suas divagações teóricas, o que os atraía, o que os estimulava a continuar, ou a fazer da viagem ponto de reflexão. Um livro de pensamentos bem bakhtiniano.
Por este motivo nomeamos este livro de Bakhtin na prática: leituras de mundo, pois pretendemos, aqui, uma introdução contextualizada às principais idéias do teórico russo. Gradualmente, as análises intentam familiarizar-se com as noções de dialogismo, ideologia, polifonia, carnavalização, entre outros, ao leitor, experiente ou iniciante.
Podemos ver aqui o fruto das pesquisas do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEB) da UNESP de Assis, que tem como intuito aplicar uma leitura dialógica no melhor espírito bakhtiniano, rica e estimulante, a elementos presentes, unindo teoria e mundo, numa prática multidisciplinar e cultural.
Formado por estudantes de Graduação, Especialização, Mestrandos e Doutores, que utilizam os conceitos humanistas de Mikhail Bakhtin em seus trabalhos, o grupo iniciou suas atividades no segundo semestre de 2007 e desde o primeiro semestre de 2008 está oficialmente cadastrado junto ao CNPq e a UNESP como o primeiro Grupo de estudos totalmente voltado para os ESTUDOS BAKHTINIANOS.
Estudiosos que desejem conhecer este trabalho basta escrever para
bakhtinianos@gmail.com
Atenderemos sua solicitação e esperamos que gostem de nosso trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário